Páginas

quarta-feira, junho 09, 2010

Oração Celta

Salve, salve!

Essa semana estive preparando o encerramento do Treinamento de Facilitadores do NUBE. Geralmente no final de cada Dinâmica de Grupo, passamos uma frase de reflexão, ou um exercício, um vídeo, qualquer coisa que leve a pessoa a pensar em coisas que deixamos passar batido durante o cotidiano fatídico que vivemos.

Resolvi então passar para o pessoal uma oração que conheço faz um tempo, e que gosto MUITO!

Os Celtas, hoje em dia, são conhecidos como "As Nações Celtas" (Ou "Seis Nações"). Que são: Grã Betanha, Cornualha, Irlanda, Ilha de Man, Escócia e Gales. Mas devido à cultura hoje em dia, não são considerados popularmente como celtas.


Cemitério Celta

Não há precisamente a época do surgimento desse povo, mas estima-se que seja de 1900 a.C. a 1300 a.C..

Além da arte estupenda, sua cultura é fascinante. Tinham como Deus a Mãe Natureza, e um dos maiores valores morais que um Celta pode ter é o valor da Amizade.
Isso é expressado nitidamente nesta oração.


Que jamais, em tempo algum, o teu coração acalante ódio.
Que o canto da maturidade jamais asfixie a tua criança interior.
Que o teu sorriso seja sempre verdadeiro.
Que as perdas do teu caminho sejam sempre encaradas como lições de vida.
Que a música seja tua companheira de momentos secretos contigo mesmo.
Que os teus momentos de amor contenham a magia de tua alma eterna em cada beijo.
Que os teus olhos sejam dois sóis olhando a luz da vida em cada amanhecer.
Que cada dia seja um novo recomeço, onde tua alma dance na luz.
Que em cada passo teu fiquem marcas luminosas de tua passagem em cada coração.
Que em cada amigo o teu coração faça festa, que celebre o canto da amizade profunda que liga as almas afins.
Que em teus momentos de solidão e cansaço, esteja sempre presente em teu coração a lembrança de que tudo passa e se transforma, quando a alma é grande e generosa.
Que o teu coração voe contente nas asas da espiritualidade consciente, para que tu percebas a ternura invisível, tocando o centro do teu ser eterno.
Que um suave acalanto te acompanhe, na terra ou no espaço, e por onde quer que o imanente invisível leve o teu viver.
Que o teu coração sinta a presença secreta do inefável!
Que os teus pensamentos e os teus amores, o teu viver e atua passagem pela vida, sejam sempre abençoados por aquele amor que ama sem nome.
Aquele amor que não se explica, só se sente.
Que esse amor seja o teu acalanto secreto, viajando eternamente no centro do teu ser.
Que este amor transforme os teus dramas em luz, a tua tristeza em celebração, e os teus passos cansados em alegres passos de dança renovadora.
Que jamais, em tempo algum, tu esqueças da Presença que está em ti e em todos os seres.
Que o teu viver seja pleno de Paz e Luz!

Como eu sinto vontade de ter vivido nessa época. Claro, nada é tão lindo assim, mas com essa oração podemos viajar um pouco em épocas medievais, e viver um pouco dessa maravilhosa fantasia, na qual tenho afixação desde que me entendo por gente. O que preenche meus sentimentos são jogos, filmes, livros e músicas. Jogos como Age of Empires (The best of!) dentre outros RPGs (tanto online quanto lúdico), filmes como Coração de Cavaleiro,  livros de história mesmo, contam costumes, lendas, heróis que viveram naquela época, construções, e etc. São coisas que me fascinam de tal forma... 

Eu montei um slide com fotos bonitinhas da Irlanda, coloquei uma música celta de fundo. Passei breves informações sobre o povoado celta e botei pra rodar. Ao término, todos ficaram apáticos. Achei que tinha sido um fracasso. Fiquei a manhã inteira de quarta feira preparando os slides, procurando uma música que passasse o que eu queria, e no final pareceu que ninguém entendeu nada. Estava empolgado para apresentar, pois na quarta mesmo havia mostrado para a Bianca (Recep), e até chorou com o que eu tinha feito.

Depois, ao perguntar individualmente o que haviam achado do encerramento, o que ouvi da maioria foi:
-"A mensagem era muito forte, fiquei sem ação ao ler uma coisa tão bonita."
-"Se mostrasse isso para um amigo, tenho certeza que levantaria, e aplaudiria de pé!" (Rafa, depois eu te mando pra você mostrar pro seu amigo. =])

Depois disso, fiquei mais tranquilo. Sei que nem todos gostam de coisas desse tipo. Algumas pessoas não dão o mesmo valor que eu dou. Não estou criticando ninguém, são gostos e gostos, não se pode agradar a todos nesse mundo, né?

Mas gostei da aceitação do povo. =]

Bom galera, ainda não consegui descobrir como coloco uma música de fundo na apresentação de slides, sem parar a apresentação. Se alguém souber, por favor, comente. Quero mostrar isso pra todos. =D

Acho que nesse assunto, é só.

Yo!

Nenhum comentário:

Postar um comentário