Páginas

quinta-feira, maio 27, 2010

Yield - Pearl Jam

Bom galera, o Álbum da vez é o:




Que CD fantástico! Estava andando pela galeria (ééé naaaada) e bati o olho nesse CD, como o queria faz tempo, não pensei duas vezes, entrei, pedi, paguei, e saí, feliz e contente!
Eu sabia que o álbum é bom, mas parando para ouvir mesmo, é uma produção que não poderia ser feita por outra banda, a não ser o P.J., levando tudo, literalmente TUDO em consideração. Desde composição, tanto de letras quanto de melodias, frases, harmonia até a arte física do álbum.
O encarte tem uma sacada bem legal. Abrindo como uma aba para a esquerda, a placa "Yield" (dê a preferência) continua, mas em o que parece ser um oceano.

Para cada música uma fotografia de diferentes partes do mundo, em preto e branco. Uma curiosidade: em todas as imagens têm "easter eggs", placas de "Yield" escondidas, iguais à do encarte. O que é bem curioso.
As músicas dizem respeito à manipulação, liberdade de expressão, respeito, bom senso, etc. Músicas do Pearl Jam, como o próprio Eddie Vedder diz, não têm um único significado, vai da vivência e criatividade de cada pessoa. Se fosse fazer uma análise de todas as letras desse álbum dariam horas e horas de discussão.

A música é fantástica! Melodias que fazem viajar, guitarras em perfeita harmonia e muito bem elaboradas em sincronia com vocal incomparável de Eddie Vedder. Apesar de muitos críticos dizerem que a banda ficou com cara de Soundgarden após a troca do baterista Jack Irons, por Matt Cameron. Mudou de cara? Sim, com certeza. Mas, no meu humilde ponto de vista, não precisava ser alvo de tantas críticas. Afinal, Pearl Jam, é PEARL JAM!


Este é o quinto álbum da banda. Mostra um grupo mais maduro, foge um pouco o Grunge, como foi marcado nos seus primeiro e segundo álbuns. Têm como “Hits” as músicas Brain of J., Faithfull, Given to Fly, Do the Evolution, Low Light, e All Those Yesterday. Apesar de não ser considerado single, In Hiding  é uma música que me apaixonei nesse álbum.


I shut and locked the front door
No way in or out
I turned and walked the hallway
And pulled the curtains down
I knelt and emptied the mouth of every club around
But nothing's sound, nothing's sound

I'd stay but my last cab left me
Ignored all my rounds
Soon I was seeing visions and cracks along the walls
They were upside down

I swallow my words to keep from lying
I swallow my face just to keep from biting, I, I..
I swallowed my breath and went deep, I was diving, diving
I surfaced when all of my being was enlightened.

I'm in hiding
I'm in hiding
I'm in hiding
I'm in hiding

It's been about three days now
Since I've been aground
No longer overwhelmed and it seems so simple now
It's funny when things change so much
It's all state of mind

I swallowed my words to keep from lying
I swallowed my face just to keep from biting, I, I
I swallowed my breath and went deep, I was diving, I was diving
I surfaced and all around my being was enlightened

Now I'm in hiding
I'm in hiding
I'm in hiding
Oh, I'm in hiding
I'm in hiding
I'm in hiding
I'm in hiding
I'm in hiding









Compor músicas para pessoas sinestésicas ouvirem é uma tarefa muito difícil. Um dos pontos fortes do Pearl Jam é exatamente esse, compor uma música, que retirando a letra, terá a mensagem transmitida naturalmente. "In Hiding" é o exemplo perfeito disso.

Minha nota para esse álbum? DEZ! Sem sombra de dúvidas. Por ser um álbum mais “cabeça”, é o tipo de música para se ouvir em momentos de reflexão, decisões à serem tomadas, caminhos a serem escolhidos, opiniões ou situações a serem detalhadas. Ou simplesmente para curtir uma estrada (sim, sou apaixonado por estrada. 8km de Dutra para ir para a faculdade todos os dias me instigam cada vez mais a pegar 300km de estrada com o Kirk [meu carro =D]), e é o que venho ouvindo nessa última semana no carro, no celular, computador, etc.

Bom galera, espero que tenham gostado. Estou fazendo o possível pra postar sobre música, é bastante difícil. Mas meus amigos estão me dando muita força, isso é o que importa. 

Sei lá, ia ser legal se alguém pedisse algum post. Ia escrever com o maior carinho.
Tudo bem que eu não sou ninguém pra dizerem "Nooossaaa, vâmo mandá isso pro Renato e ver o que ele posta!". Mas sei lá, ia ser legal. =P

Ah! Dêem suas notas aqui abaixo também. Gradicido. :D

Beijos!








4 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Poha, tinha digitado um texto enorme e deu erro. Vou tentar de novo:

    Adorei ler sobre o Yield, sempre gostei dessa plaquinha, lembra? UHAUuahUHAUHu Meu sonho era encontrar esse álbum em algum posto de gasolina na BR 116 pra ouvir no vasquinho. ^^

    Há, tem vários álbuns que eu gostaria de saber seus comentários, vou sugerir 2 pra vc ver se rola: Mourning View do Incubus ou o Chickenfoot da banda homônima.

    Abrass Zika!

    ResponderExcluir